sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PIP 2012


PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 2012
1- Dados de Identificação:
1.1- Escola: Escola Estadual Raul de Leoni
1.2- Diretora: Míriam Aparecida Tibúrcio Fialho
1.3- Supervisoras: Luciana Teixeira Marques e Alexandra Pimenta Corrêa da Silva
1.4- Endereço: Rua Mário Dutra dos Santos, s/n, Bairro Santo Antônio, Viçosa, MG. Fone: (31) 3891-3633.
2-    Justificativa
A Escola, como responsável pela formação integral de alunos e pelo desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de seu papel enquanto sujeitos históricos, precisa, mais do que nunca, compreender que os objetivos da educação devem ir muito além da informação ou do mero desenvolvimento intelectual, abarcando toda a formação social, moral, espiritual, ética e humana das pessoas.                                                                                                                                                            Sendo assim, somos responsáveis pela mediação, construção e continuação da linha de ação comum dentro da organização escolar. Somos os responsáveis pela motivação e apoio ao corpo discente. E, nesta postura de motivação por mudanças e pela busca incessante de formar o aluno com uma base integral, a realização e a aplicação de um Plano de Intervenção Pedagógica dentro da Escola tornam-se uma necessidade.
O presente Plano de Intervenção busca planejar metodologias diferenciadas que permitam sanar as necessidades detectadas na comunidade escolar, conscientizando, comprometendo e estimulando os educadores envolvidos para a mudança real em sala de aula. Esta mudança possibilitará um trabalho interdisciplinar, que valorize o conhecimento real do aluno e que busque a aprendizagem deste a partir de suas vivências e experiências, ampliando a perspectiva de uma melhor qualidade de vida, tanto dos alunos, quanto dos professores envolvidos neste Plano de Intervenção Pedagógica.
3-    Metas
Para melhorar os resultados nas avaliações externas e objetivando também adequar o processo de ensino-aprendizagem aos paradigmas do CBC (Currículo Básico Comum), a escola vem implementando, desde 2007, o Plano de Intervenção Pedagógica. O projeto propõe uma intervenção, em curto prazo, em problemas específicos que dificultam o percurso de aprendizagem dos alunos. Apresentamos a seguir, as metas, construídas democraticamente pela equipe de professores, pais e gestores.

01
 Elevar para 582,19% a proficiência dos alunos do 3º ano de escolaridade.
02
Elevar, no mínimo, 80,44% dos alunos do 3º ano, de desempenho intermediário para o nível recomendável.
03
Elevar, no mínimo, 4,68% dos alunos do 3º ano, de baixo desempenho, para o desempenho intermediário ou recomendável.
04
70% dos alunos do 2º ano “lendo e compreendendo pequenos textos, produzindo pequenos textos escritos e fazendo uso da leitura e escrita nas práticas sociais”.
05
 90% dos alunos do 1º ano com atitudes e disposições favoráveis à leitura desenvolvidas, conhecendo os usos e funções sociais da escrita, compreendendo o princípio alfabético do sistema de escrita, lendo e escrevendo palavras e sentenças.
06
100% dos alunos de baixo desempenho do 4º ano recuperados em suas dificuldades.
07
Elevar para 203,58% a proficiência dos alunos do 5º ano e para 253,21% a proficiência dos alunos do 9º ano em Português.
08
Elevar, para 209,52 a proficiência dos alunos do 5º ano e para 2594,37% a proficiência dos alunos do 9º ano em Matemática.
09
Elevar, no mínimo, 39,28 % dos alunos do 5º ano e 9,57 % dos alunos do 9º ano, de desempenho intermediário, para o nível recomendável, em Português.
10
Elevar, no  mínimo, 47,60 % dos alunos do 5º ano e 9,57% dos alunos do 9º ano, de desempenho intermediário, para o nível recomendável, em Matemática.
11
Elevar, no mínimo, 32% dos alunos do 5º ano e, 29% dos alunos do 9º ano, de baixo desempenho, para o desempenho intermediário ou recomendável, em Português.
12
Elevar, no mínimo, 21.% dos alunos do 5º ano e, 17% dos alunos do 9º ano, de baixo desempenho, para o desempenho intermediário ou recomendável, em Matemática.
13
100% dos professores elaborando e aplicando, durante o ano letivo, avaliações internas que subsidiam a reflexão à cerca do desenvolvimento  dos alunos e a correção de rumos, caso necessário.
14
100% dos alunos do 6º ano adaptados à estrutura organizacional hora/aula, com bom desenvolvimento no processo ensino/aprendizagem.
15
100% dos alunos de 6º ao 9º ano com desempenho recomendável em todas as disciplinas, principalmente em Português, Matemática e Ciências.
16
100% dos alunos de 6º ao 9º anos de escolaridade com dificuldades no desenvolvimento no processo de aprendizagem, atendidos em suas necessidades individuais.
17
100% dos professores aptos a trabalhar de forma diversificada, eficiente e eficaz.
18
40% das famílias dos alunos envolvidas nas ações realizadas pela escola.
19
100% das ações planejadas implementadas com sucesso, na escola.

4-    Plano de intervenção Pedagógica: Alfabetização no Tempo Certo/Implementando o CBC
Resultados das Avaliações da Escola e Metas Propostas:
METAS E RESULTADOS DO PROEB



MATEMÁTICA


LÍNGUA PORTUGUESA
2011
2012
2013
2011
2012
2013
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
5º ano E.F.


202,03


218,87




209,52



217,00



198,86


204,92


203,58



208,31

9º ano E.F.


249,59


249,61


254,37



259,15



250,58


260,12


253,21



255,83

3º ano E.M.


273,14


276,13


282,09



291,05



275,05


284,24


280,01



284,97


METAS E RESULTADOS DO PROALFA
2009
2010
2011
2012
2013
2014
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
META
NOTA
490,61
515,24
517,24
524,49
553,64
540,64
582,19

611,04

639,89


METAS E RESULTADOS DO IDEB

2007
2009
2011
2013
METAS PROJETADAS
NOTAS ALCANÇADAS
METAS PROJETADAS
NOTAS ALCANÇADAS
METAS PROJETADAS
NOTAS ALCANÇADAS
METAS PROJETADAS
NOTAS ALCANÇADAS
ANOS INICIAIS

4,6

4,8

4,9

5,2

5,3


5,6

ANOS FINAIS

2,7

3,7

2,9

4,0

3,2


3,7



6.1- % por Padrão de Desempenho no PROEB/PROALFA 2011


MATEMÁTICA


ANO

NÍVEL BAIXO

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

NÍVEL RECOMENDADO


5º Ano – Ensino Fundamental


10%

46,7%

43,3%

9º Ano – Ensino Fundamental


27,6%

69%

3,4%

3º Ano – Ensino Médio


68,4%

31,6%

0%

LÍNGUA PORTUGUESA


ANO

NÍVEL BAIXO

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

NÍVEL RECOMENDADO


5º Ano – Ensino Fundamental


15,4%

61,5%

23,1%

9º Ano – Ensino Fundamental


0%

61,5%

38,5%

3º Ano – Ensino Médio


19%

47,6%

33,3%

PROALFA - LÍNGUA PORTUGUESA


ANO

NÍVEL BAIXO

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

NÍVEL RECOMENDADO


3º Ano – Ensino Fundamental


4,2%

12,5%

83,3%

8-    PIP/CBC 2012

PLANO DE AÇAO - 2012


AÇÕES
(*Prioritária)


ATIVIDADES
(*Prioritária)


TAREFAS
(*Prioritária)


RESPONSÁVEIS


PRAZOS

MONITORAMENTO
R – Realizado 
ED – Em Desenvolvimento
A – Atrasado


DIAGNÓSTICO
Realizar diagnóstico sobre o nível de desenvolvimento de acordo com a Matriz Curricular
Formular e aplicar atividades de acordo com os descritores.

* Professor
* Supervisor


*Início do ano               * Periodicamente







TRABALHAR DE ACORDO COM A MATRIZ CURRICULAR SEE/MG.





* Trabalhar com diferentes gêneros textuais.

* O aluno deverá cumprir suas atividades diárias em sala e tarefas em casa.
* Sensibilizar e incentivar os alunos na realização das avaliações internas e externas.
* Fazer uso de gabaritos.
* Trabalhar leitura e interpretação diariamente.
*Produção de textos, anúncios, bilhetes.
*Produção de frases a partir de gravuras.
*Ditados
*Reconto de histórias
*Filmes
*Desenho de histórias lidas
*O professor deverá enviar diariamente o para casa.

* Professor regente.
* PEUB
*Supervisão

Diariamente até dezembro de 2012.



PROJETOS INTERDISCIPLI- NARES


Trabalhar temas variados: Drogas, Sexualidade, Autoestima e outros.

Convidar palestrantes.


*Professores
*Equipe Gestora


No decorrer do ano letivo


PROJETOS COM INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA


*Confraterniza- ção com sorteios
*Festas culturais

*Arrecadação de brindes,
*Organização de lanches comunitários,
*Planejamento das atividades.


*Professores
*Equipe Gestora


No decorrer do ano letivo


AULAS DE CAMPO E EXCURSÕES

*Visitas à UFV
*Realizar excursões

*Agendar
*Planejar visitas de acordo com a Proposta Pedagógica.
*Professores
*Equipe Gestora

No decorrer do ano letivo


MONITORIA E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

* Assistência dada aos alunos com baixo desempenho.
*Dar atendimento individual aos alunos do 3º ano dos anos iniciais.
* Priorizar a alfabetização dos alunos dos anos iniciais com dificuldade.
* Instruir os alunos que possuem facilidade em determinado assunto a orientarem os outros.
* Monitoria
*Professores
*Alunos da escola
*Professor do Tempo Integral
*PEUB
*Eventual
*Vice-direção

No decorrer do ano letivo


PROMOVER ADAPTAÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO
Projeto que evidencie a realidade.

Realizar um projeto, fazendo a alternância das turmas do 5º e 6º anos.
*Professores do 5º e 6º anos
*supervisão

Semanalmente até dezembro de 2012.



REUNIÃO DE PAIS COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

Despertar o interesse dos pais em participar ativamente da vida escolar do seu filho independente dele estar com problemas de aprendizagem e/ou de comportamento.
*Parceria entre pais, alunos e professores.
*compartilhar interesses tendo em vista os benefícios para o aluno

*Equipe Gestora
*Professores



Ao longo do ano letivo.




Obrigada, Senhor,
em cada manhã o vosso amor nos renova...
Como uma benção, queremos colher esta manhã que se inicia e agradecer por mais este dia em nossa vida.
Que seja de muita paz, de muito amor e alegria
.




 















Equipe Gestora 2012


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