PLANO
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 2012
1- Dados de Identificação:
1.1- Escola: Escola Estadual Raul de Leoni
1.2- Diretora: Míriam Aparecida Tibúrcio Fialho
1.3- Supervisoras: Luciana Teixeira Marques e
Alexandra Pimenta Corrêa da Silva
1.4- Endereço: Rua Mário Dutra dos Santos, s/n,
Bairro Santo Antônio, Viçosa, MG. Fone: (31) 3891-3633.
1.5- E-mail: escola.217778@educacao.mg.gov.br
2-
Justificativa
A Escola, como responsável pela formação integral de alunos e pelo
desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de seu papel enquanto
sujeitos históricos, precisa, mais do que nunca, compreender que os objetivos
da educação devem ir muito além da informação ou do mero desenvolvimento
intelectual, abarcando toda a formação social, moral, espiritual, ética e
humana das pessoas. Sendo
assim, somos responsáveis pela mediação, construção e continuação da linha de
ação comum dentro da organização escolar. Somos os responsáveis pela motivação
e apoio ao corpo discente. E, nesta postura de motivação por mudanças e pela
busca incessante de formar o aluno com uma base integral, a realização e a aplicação
de um Plano de Intervenção Pedagógica dentro da Escola tornam-se uma
necessidade.
O presente Plano de Intervenção busca planejar
metodologias diferenciadas que permitam sanar as necessidades detectadas na
comunidade escolar, conscientizando, comprometendo e estimulando os educadores
envolvidos para a mudança real em sala de aula. Esta mudança possibilitará um
trabalho interdisciplinar, que valorize o conhecimento real do aluno e que
busque a aprendizagem deste a partir de suas vivências e experiências,
ampliando a perspectiva de uma melhor qualidade de vida, tanto dos alunos, quanto
dos professores envolvidos neste Plano de Intervenção Pedagógica.
3-
Metas
Para melhorar os resultados nas avaliações
externas e objetivando também adequar o processo de ensino-aprendizagem aos
paradigmas do CBC (Currículo Básico Comum), a escola vem implementando, desde
2007, o Plano de Intervenção Pedagógica. O projeto propõe uma intervenção, em
curto prazo, em problemas específicos que dificultam o percurso de aprendizagem
dos alunos. Apresentamos a seguir, as metas, construídas democraticamente pela
equipe de professores, pais e gestores.
01
|
Elevar para 582,19% a proficiência dos alunos do 3º ano de escolaridade.
|
02
|
Elevar,
no mínimo, 80,44% dos alunos do 3º
ano, de desempenho intermediário para o nível recomendável.
|
03
|
Elevar,
no mínimo, 4,68% dos alunos do 3º
ano, de baixo desempenho, para o desempenho intermediário ou recomendável.
|
04
|
70%
dos alunos do 2º ano “lendo e compreendendo pequenos textos, produzindo
pequenos textos escritos e fazendo uso da leitura e escrita nas práticas
sociais”.
|
05
|
90%
dos alunos do 1º ano com atitudes e disposições favoráveis à leitura
desenvolvidas, conhecendo os usos e funções sociais da escrita, compreendendo
o princípio alfabético do sistema de escrita, lendo e escrevendo palavras e
sentenças.
|
06
|
100%
dos alunos de baixo desempenho do 4º ano recuperados em suas dificuldades.
|
07
|
Elevar
para 203,58% a proficiência dos
alunos do 5º ano e para 253,21% a
proficiência dos alunos do 9º ano em Português.
|
08
|
Elevar,
para 209,52 a proficiência dos
alunos do 5º ano e para 2594,37% a
proficiência dos alunos do 9º ano em Matemática.
|
09
|
Elevar,
no mínimo, 39,28 % dos alunos do
5º ano e 9,57 % dos alunos do 9º
ano, de desempenho intermediário, para o nível recomendável, em Português.
|
10
|
Elevar,
no mínimo, 47,60 % dos alunos do 5º ano e 9,57% dos alunos do 9º ano, de desempenho intermediário, para o
nível recomendável, em Matemática.
|
11
|
Elevar,
no mínimo, 32% dos alunos do 5º
ano e, 29% dos alunos do 9º ano,
de baixo desempenho, para o desempenho intermediário ou recomendável, em
Português.
|
12
|
Elevar,
no mínimo, 21.% dos alunos do 5º
ano e, 17% dos alunos do 9º ano,
de baixo desempenho, para o desempenho intermediário ou recomendável, em
Matemática.
|
13
|
100%
dos professores elaborando e aplicando, durante o ano letivo, avaliações
internas que subsidiam a reflexão à cerca do desenvolvimento dos alunos e a correção de rumos, caso
necessário.
|
14
|
100%
dos alunos do 6º ano adaptados à estrutura organizacional hora/aula, com bom
desenvolvimento no processo ensino/aprendizagem.
|
15
|
100%
dos alunos de 6º ao 9º ano com desempenho recomendável em todas as
disciplinas, principalmente em Português, Matemática e Ciências.
|
16
|
100%
dos alunos de 6º ao 9º anos de escolaridade com dificuldades no
desenvolvimento no processo de aprendizagem, atendidos em suas necessidades
individuais.
|
17
|
100%
dos professores aptos a trabalhar de forma diversificada, eficiente e eficaz.
|
18
|
40%
das famílias dos alunos envolvidas nas ações realizadas pela escola.
|
19
|
100%
das ações planejadas implementadas com sucesso, na escola.
|
4- Plano de intervenção Pedagógica: Alfabetização no Tempo Certo/Implementando o CBC
Resultados das Avaliações da
Escola e Metas Propostas:
METAS
E RESULTADOS DO PROEB
MATEMÁTICA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
|||||||||||
2011
|
2012
|
2013
|
2011
|
2012
|
2013
|
|||||||
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
|
5º ano
E.F.
|
202,03
|
218,87
|
209,52
|
217,00
|
198,86
|
204,92
|
203,58
|
208,31
|
||||
9º ano
E.F.
|
249,59
|
249,61
|
254,37
|
259,15
|
250,58
|
260,12
|
253,21
|
255,83
|
||||
3º ano
E.M.
|
273,14
|
276,13
|
282,09
|
291,05
|
275,05
|
284,24
|
280,01
|
284,97
|
METAS
E RESULTADOS DO PROALFA
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
||||||
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
META
|
NOTA
|
490,61
|
515,24
|
517,24
|
524,49
|
553,64
|
540,64
|
582,19
|
611,04
|
639,89
|
METAS
E RESULTADOS DO IDEB
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
|||||
METAS
PROJETADAS
|
NOTAS
ALCANÇADAS
|
METAS
PROJETADAS
|
NOTAS
ALCANÇADAS
|
METAS
PROJETADAS
|
NOTAS ALCANÇADAS
|
METAS
PROJETADAS
|
NOTAS
ALCANÇADAS
|
|
ANOS
INICIAIS
|
4,6
|
4,8
|
4,9
|
5,2
|
5,3
|
5,6
|
||
ANOS
FINAIS
|
2,7
|
3,7
|
2,9
|
4,0
|
3,2
|
3,7
|
6.1- % por Padrão de
Desempenho no PROEB/PROALFA 2011
MATEMÁTICA
|
|||
ANO
|
NÍVEL BAIXO
|
NÍVEL
INTERMEDIÁRIO
|
NÍVEL RECOMENDADO
|
5º Ano – Ensino
Fundamental
|
10%
|
46,7%
|
43,3%
|
9º Ano – Ensino
Fundamental
|
27,6%
|
69%
|
3,4%
|
3º Ano – Ensino
Médio
|
68,4%
|
31,6%
|
0%
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
|
|||
ANO
|
NÍVEL BAIXO
|
NÍVEL
INTERMEDIÁRIO
|
NÍVEL
RECOMENDADO
|
5º Ano – Ensino
Fundamental
|
15,4%
|
61,5%
|
23,1%
|
9º Ano – Ensino
Fundamental
|
0%
|
61,5%
|
38,5%
|
3º Ano – Ensino
Médio
|
19%
|
47,6%
|
33,3%
|
PROALFA -
LÍNGUA PORTUGUESA
|
|||
ANO
|
NÍVEL BAIXO
|
NÍVEL
INTERMEDIÁRIO
|
NÍVEL
RECOMENDADO
|
3º Ano – Ensino
Fundamental
|
4,2%
|
12,5%
|
83,3%
|
8-
PIP/CBC 2012
PLANO
DE AÇAO - 2012
|
|||||
AÇÕES
(*Prioritária)
|
ATIVIDADES
(*Prioritária)
|
TAREFAS
(*Prioritária)
|
RESPONSÁVEIS
|
PRAZOS
|
MONITORAMENTO
|
R – Realizado
ED – Em Desenvolvimento
A – Atrasado
|
|||||
DIAGNÓSTICO
|
Realizar diagnóstico sobre o nível de
desenvolvimento de acordo com a Matriz Curricular
|
Formular e aplicar atividades de acordo com
os descritores.
|
* Professor
* Supervisor
|
*Início do ano * Periodicamente
|
|
TRABALHAR
DE ACORDO COM A MATRIZ CURRICULAR SEE/MG.
|
*
Trabalhar com diferentes gêneros textuais.
* O aluno deverá cumprir suas atividades
diárias em sala e tarefas em casa.
* Sensibilizar e incentivar os alunos na realização
das avaliações internas e externas.
* Fazer uso de gabaritos.
|
* Trabalhar leitura e
interpretação diariamente.
*Produção de textos, anúncios,
bilhetes.
*Produção de frases a partir de
gravuras.
*Ditados
*Reconto de histórias
*Filmes
*Desenho de histórias lidas
*O professor deverá enviar diariamente o para
casa.
|
* Professor regente.
* PEUB
*Supervisão
|
Diariamente até dezembro de 2012.
|
|
PROJETOS INTERDISCIPLI- NARES
|
Trabalhar temas variados: Drogas,
Sexualidade, Autoestima e outros.
|
Convidar palestrantes.
|
*Professores
*Equipe Gestora
|
No
decorrer do ano letivo
|
|
PROJETOS COM INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA
|
*Confraterniza- ção com sorteios
*Festas culturais
|
*Arrecadação de brindes,
*Organização de lanches comunitários,
*Planejamento das atividades.
|
*Professores
*Equipe Gestora
|
No
decorrer do ano letivo
|
|
AULAS DE CAMPO E EXCURSÕES
|
*Visitas à UFV
*Realizar excursões
|
*Agendar
*Planejar visitas de acordo com a Proposta
Pedagógica.
|
*Professores
*Equipe Gestora
|
No
decorrer do ano letivo
|
|
MONITORIA E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
|
* Assistência dada aos alunos com baixo desempenho.
*Dar atendimento individual aos alunos do 3º
ano dos anos iniciais.
* Priorizar a alfabetização dos alunos dos anos
iniciais com dificuldade.
|
* Instruir os alunos que possuem facilidade
em determinado assunto a orientarem os outros.
* Monitoria
|
*Professores
*Alunos da escola
*Professor do Tempo Integral
*PEUB
*Eventual
*Vice-direção
|
No
decorrer do ano letivo
|
|
PROMOVER ADAPTAÇÃO DO 5º
PARA O 6º ANO
|
Projeto que evidencie a realidade.
|
Realizar um projeto, fazendo a alternância
das turmas do 5º e 6º anos.
|
*Professores do 5º e 6º anos
*supervisão
|
Semanalmente
até dezembro de 2012.
|
|
REUNIÃO DE PAIS COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
|
Despertar o interesse dos pais em participar
ativamente da vida escolar do seu filho independente dele estar com problemas
de aprendizagem e/ou de comportamento.
|
*Parceria entre pais, alunos e professores.
*compartilhar interesses tendo em vista os
benefícios para o aluno
|
*Equipe Gestora
*Professores
|
Ao longo do ano letivo.
|
|
Equipe
Gestora 2012
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